Qualidade do sono: por que é tão importante?

Quem não gosta de acordar após uma boa noite de sono? Apesar das inúmeras vantagens voltadas à qualidade de vida, muita gente enfrenta dificuldades para manter uma rotina adequada em relação ao merecido descanso.

Como a qualidade do sono está sintonizada com o bem-estar, disposição e mais saúde, vamos mostrar neste post tanto a importância de valorizar o momento quanto os hábitos que contribuem para que as suas noites sejam de verdadeiros sonhos. Portanto, venha com a gente!

Qual a importância da qualidade do sono?

O ser humano conta com um organismo que se movimenta a todo instante, gastando energia. É exatamente no momento do sono que o corpo se recupera, faz a reposição do que foi perdido e auxilia o metabolismo.

Assim, uma boa noite de sono ajuda a melhorar a memória, aumenta a disposição, faz com que você tenha mais foco, revigora as células, ou seja, é um excelente meio para manter a saúde e o bem-estar em dia.

Sabendo-se que cada pessoa tem um tipo de metabolismo, o número de horas de sono varia de indivíduo para indivíduo. Na média, oito horas são suficientes. Um indicador de como está a sua qualidade de sono é a resposta do seu corpo ao se levantar. Está disposta? Com energia? Sem dores? Animada? Se o sim predominar, você está no caminho certo.

Quais são os benefícios de uma boa noite de sono?

Além do descanso necessário para encarar um novo dia, a qualidade do sono influencia em inúmeros aspectos da vida. Entre eles, podemos citar o fortalecimento do sistema imunológico, afastando muitas doenças do seu organismo.

Rejuvenesce a pele

As noites bem dormidas também rejuvenescem a pele, diminuindo as rugas e as marcas de expressão. Isso porque é durante a noite que as células da pele se renovam, produzindo a melatonina, responsável pela prevenção do envelhecimento precoce.

Combate à obesidade

Parece estranho, mas é a pura realidade. Ao dormir, o organismo aumenta a produção do hormônio leptina, responsável pelo controle da saciedade.

Dessa maneira, quem dorme melhor come menos. Fora isso, ao passar por uma situação de esgotamento, como em casos de insônia ou poucas horas de sono, o corpo acaba produzindo cortisol, gerando acúmulo de gordura. Portanto, a qualidade do sono também faz com que você fique mais bonita e atraente.

Diminui o estresse

Poucas horas de sono fazem com que o organismo humano entre em colapso, com impacto direto no aumento da pressão sanguínea. Com isso, você ficará mais nervosa, desestimulada e com os nervos à flor da pele.

Ao ter qualidade no sono, o efeito é inverso, ou seja, resultando em serenidade, mais atenção, rapidez no raciocínio e menos impulsividade nas tomadas de decisões.

O que fazer para ter qualidade do sono?

A qualidade do sono é reflexo do seu estilo de vida. Por isso, algumas atitudes deverão ser priorizadas. Entre elas, está a prática de atividades físicas e uma alimentação balanceada.

Evite comer produtos gordurosos ou proteínas após as 19h. Faça as refeições no mesmo horário e busque uma orientação de um nutricionista para montar cardápios adequados ao seu corpo.

Outra dica importantíssima é evitar o contato com produtos eletrônicos antes de dormir, pois eles aceleram o metabolismo. Sendo assim, mantenha o celular afastado, tanto quanto o tablet ou notebook.

Evite ainda café, chocolate, bebidas alcoólicas e refrigerantes, principalmente no período noturno. Opte por sucos naturais, chás calmantes, como de lavanda, erva-cidreira, maracujá, entre outros.

A qualidade do sono também necessita de um bom colchão e de uma cama de acordo com o seu tamanho. Portanto, não economize na área. Seguindo as nossas dicas, certamente a sua qualidade de vida irá melhorar consideravelmente, com ganhos que dinheiro nenhum compraria.

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