O que é Quiropraxia

O que é Quiropraxia ?

O que é Quiropraxia

Origens, Vantagens e Indicações de Uso

Origens da quiropraxia

A denominação se origina do Grego — os termos “quiro” e “práxis” significam respectivamente “mãos” e “prática”. Em tradução literal, diz respeito à “prática das mãos”.

Trata-se de uma terapia holística, que visa ao tratamento integral do corpo e não apenas de partes dele. É uma terapia alternativa à medicina tradicional, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e utilizada no Sistema Único de Saúde (SUS), no Brasil.

Essa prática tem como objetivo a realização de ajustes na coluna vertebral, por meio da manipulação (manobras precisas, indolores e ágeis) para aliviar dores e/ou curar males específicos.

A Quiropraxia foi concebida há pelo menos 2.700 anos de forma rudimentar na Grécia e na China e aperfeiçoada ao longo do tempo. Mais recentemente, na década de 1890, ela foi sistematizada, formalizada e universalizada pela família Palmer, fundadora da primeira escola do gênero — a Palmer School, nos Estados Unidos.

Crescimento da especialidade no Brasil

No Brasil, a quiropraxia se iniciou em 1924, em São Paulo, com o americano William F. Fipps, DC. Em 1945, um grupo patrocinado de quiropraxistas veteranos da Segunda Guerra Mundial criou em Curitiba o primeiro curso no Brasil.

A FEEVALE de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, e a Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, em parceria com o Palmer College of Chiropractic e Western States Chiropractic College oferecem cursos universitários no país. Também há formação e especialização em quiropraxia, destinados apenas aos fisioterapeutas.

A técnica holística vem crescendo em utilização por parte da população, tendo em vista a sua eficácia no tratamento de problemas do sistema musculoesquelético.

Como funciona a quiropraxia

Com base em testes ortopédicos, neurológicos e musculares, o quiropraxista (profissional habilitado) identifica as causas das queixas quanto aos problemas de coluna, bem como a estrutura afetada.

A partir dessa identificação são realizados ajustes quiropráticos específicos da posição das vértebras afetadas, restaurando os movimentos por meio de manipulações da coluna.

Esses ajustes são realizados com técnicas manuais aplicadas em regiões específicas da coluna, com a finalidade de ajustar as articulações para a prevenção e o tratamento de dores em diversas partes do corpo, como o pescoço, ombros, costas, quadril e inflamações do nervo ciático.

Os ajustes são feitos por meio de manobras rápidas em um segmento específico. Embora possa gerar alguns estalidos, são indolores e reduzem com eficácia a dor, promovendo uma rápida recuperação da movimentação normal da articulação da coluna, bem como o relaxamento da musculatura.

O tratamento é eficaz para a eliminação dos sintomas dolorosos, com alívio imediato em alguns casos, por meio da descompressão dos nervos da coluna, pois estimula a livre fruição da energia vital para os demais órgãos.

Benefícios

Diferente da medicina alopática, a quiropraxia age na principal causa do problema e não somente nos sintomas, proporcionando vários benefícios aos pacientes. Veja alguns dos principais:

  • ajuda a aliviar as dores na coluna;
  • alivia dores relacionadas a diferentes tipos de doenças;
  • aperfeiçoa a postura corporal;
  • cura torcicolos e elimina as dores relacionadas;
  • elimina a restrição de movimentos;
  • previne contra futuras dores na coluna e no pescoço.

Quem pode fazer o tratamento

A quiropraxia é indicada para pessoas com dores em regiões diversas, como a coluna cervical, entre outras, independentemente da faixa etária. Dessa forma, ela beneficia:

  • crianças e idosos;
  • atletas do futebol, voleibol, basquetebol e outros esportes;
  • trabalhadores de qualquer tipo de segmento;
  • grávidas;
  • pessoas com limitações nos movimentos.

Indicações

Com essa terapia é possível tratar diferentes alterações na coluna e eliminar dores, como:

  • alterações pélvicas;
  • desequilíbrios físicos, orgânicos e do sistema nervoso central — originados por postura inadequada, excesso de esforço, movimentos repetitivos, estresse, desequilíbrios emocionais, entre outros;
  • dores nos ombros, costas, braços e quadril;
  • hérnias de disco e cervicais;
  • inflamação no nervo ciático;
  • torcicolos.

Nos casos de compressão nos nervos espinhais, a quiropraxia restabelece a capacidade de transmissão dos impulsos nervosos do sistema nervoso central para os tecidos e órgãos do corpo.

Importância de buscar um especialista para cuidar da saúde da coluna

A prevenção é a melhor forma de combater quaisquer desordens no organismo. Assim, uma boa opção é fazer um check-up periódico com um quiropraxista habilitado.

O acompanhamento e a manutenção no tratamento são essenciais para que as alterações dos músculos, nervos e vértebras não voltem a se manifestar. Nesse sentido, mudanças no estilo de vida e adoção de exercícios físicos regulares também são fatores fundamentais para prevenir problemas futuros.

Também é fundamental ter cuidados ao desempenhar as atividades no dia a dia, principalmente ao trabalhar com digitação, para não provocar distensões musculares que possam originar alterações na coluna.

É importante observar ainda que, por se tratar de uma técnica que manipula áreas delicadas do corpo, como a coluna, o pescoço, as costas e articulações, é essencial que a consulta seja feita com um profissional qualificado. Assim, ao buscar um quiropraxista, certifique-se de que ele é associado à ABQ (Associação Brasileira de Quiropraxia).

Como foi possível verificar, a quiropraxia é uma medicina alternativa eficaz para prevenir e tratar alterações musculoesqueléticas por meio de manipulações específicas. Por ter a capacidade de devolver a integridade do impulso nervoso do cérebro ao corpo, ela restaura a saúde integral e melhora a qualidade de vida.

Gostou deste conteúdo? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber em seu e-mail artigos sobre esse e outros assuntos relacionados à saúde e ao bem-estar!

Summary
O que é Quiropraxia ?
Article Name
O que é Quiropraxia ?
Description
O que é Quiropraxia ? Quiropraxia é uma Terapia Holística que realiza Ajustes na Coluna Vertebral. Conheça as Vantagens da Quiropraxia e suas Indicações!
Author
Publisher Name
Coluna Ajustada
Publisher Logo

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *