Dor muscular: conheça as causas e saiba como evitar o problema!

Já sentiu dor muscular alguma vez na vida? Ela tem variações que vão de leve à intensa e atrapalham a rotina de qualquer pessoa. Para manter a qualidade de vida e o bem-estar, é importante conhecer o que pode provocar as dores e como será o tratamento.

Se quer entender mais sobre esse assunto, continue a leitura do post e saiba como se prevenir. Boa leitura!

Quais são as causas mais comuns de dor muscular?

As dores nos músculos são causadas por inflamações nas fibras musculares. Elas podem se romper ou sofrer fissuras que provocam a dor por um período de horas, até dias. Isso acontece pelos seguintes motivos:

Tensão por sobrecarga

Aguentar uma carga maior que o corpo suporta gera tensão muscular na região onde a força é gerada. Por exemplo, segurar uma caixa pesada durante algum tempo provoca tensão nos braços e nas costas. Depois de um curto período, a dor aparece, pois existe uma inflamação no local.

A tensão acontece também quando há sobrecarga nas tarefas. Nesse caso, as regiões dos ombros e pescoço são as que sentem mais, e fica uma sensação de peso nesses locais.

Lesão pós-treino

Pequenos ferimentos musculares acontecem quando os exercícios físicos são realizados. Atingem um ponto de dor mais alto por volta de 24 horas após o término do treino. No entanto, elas se regeneram alguns dias depois. O problema surge quando se exercita ao extremo.

As lesões tornam-se mais profundas, e não há tempo para o músculo se recuperar, já que o praticante não interrompe suas atividades. Nesses casos, são afetados também os tendões, e as articulações podem ser prejudicadas.

Sintoma de patologias

Geralmente, a dor muscular é localizada. Quando ela se torna difusa (espalhada pelo corpo) pode ser sintoma de alguma doença como: gripe, dengue e fibromialgia. Se a dor persiste por mais de três dias, é melhor consultar o médico para um diagnóstico mais preciso.

Má postura

A dor surge logo após sair do trabalho e desaparece nos finais de semana, quando você está em casa? Isso significa que a sua postura está incorreta durante o expediente.

Existem músculos ao lado da coluna que a mantêm estável. Devido à falta de exercícios para a região, eles ficam frágeis e bastante vulneráveis às inflamações. Quando o corpo está com a postura incorreta, os músculos inflamam e provocam dor. Se a posição for constante, a dor também será.

O que fazer para evitá-las?

A prevenção é a melhor maneira de evitar a dor muscular. Então siga as dicas a seguir e evite o incômodo:

  • faça alongamento todos os dias;
  • não exagere nos treinos, dê uma pausa para a recuperação;
  • fique atento à sua postura;
  • beba bastante água, pois a hidratação reduz as dores nos músculos;
  • alimente-se com qualidade.

Quais são os tratamentos para a dor muscular?

O que fazer se a dor surgir? Primeiramente, consulte o médico, ele indicará medicamentos capazes de aliviar a dor aguda. Mas, lembre-se: isso é momentâneo e não resolverá o problema de maneira completa. Por outro lado, existem terapias alternativas ao remédio que, quando integradas à rotina, trazem muitos benefícios, sobretudo a longo prazo.

Faça acupuntura para reorganizar o equilíbrio energético corporal ou submeta-se à quiropraxia para tratar e prevenir desalinhamentos na coluna e cuidar de todo o corpo. Procure também praticar pilates a fim de ganhar consciência do corpo e melhorar a postura.

Como você pode perceber, a dor muscular é bastante comum, mas agora você conhece as causas e consegue evitá-las. Prepare seu corpo para as tarefas do cotidiano e aumente o seu bem-estar!

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