Desvio de coluna: saiba quais são as causas e tratamentos

Você sabia que o desvio de coluna pode ser uma das causas de dores nas costas? Segundo pesquisas, essa dor afetaria até 65% da população brasileira anualmente e mais de 80% das pessoas em algum momento da vida.

Por isso continue lendo o post e conheça as causas do desvio de coluna e os tratamentos para aliviar a dor. Boa leitura!

Saiba o que é desvio de coluna

A coluna vertebral é formada por uma sucessão de ossos (vértebras) e discos intervertebrais alinhados. Ela está localizada na parte posterior do corpo e tem a função de sustentar o peso corporal e proteger a medula espinhal.

A espinha dorsal tem curvaturas naturais (fisiológicas) que mantêm sua estabilidade e o equilíbrio. Elas são conhecidas como: lordose, que ocorre na região do pescoço e lombar; e a cifose, que é percebida nas regiões do tórax e sacro. O desvio de coluna é justamente o aparecimento de curvaturas patológicas em locais ou com grau de angulação que não existiam antes, fugindo ao equilíbrio natural.

Os tipos de desvios são:

  • hipercifose (corcunda): aumento na cifose natural da coluna;
  • hiperlordose (síndrome do bumbum arrebitado): aumento da lordose fisiológica;
  • hipolordose: retificação da coluna nas regiões cervical e lombar;
  • escoliose: curvatura lateral da coluna para a direita ou esquerda.

Entenda as causas desse problema

Origem congênita

Ocorre quando o indivíduo nasce com má formação nas vértebras ou discos intervertebrais. Os distúrbios neuromusculares, como a paralisia cerebral, também são responsáveis pelas curvaturas laterais da coluna. As alterações acontecem durante o período gestacional. Nessas situações, as vértebras sofrem rotação ou fusão, o que gera principalmente escoliose.

Má postura

Devido à correria do dia a dia, frequentemente deixamos de prestar atenção à postura mantida durante a realização das tarefas do cotidiano. Esses hábitos inadequados, somados aos músculos enfraquecidos ou flácidos, deixam a coluna predisposta ao aumento da cifose e lordose. A hipercifose é mais comum em meninos muito altos ou meninas no período da puberdade, quando há o crescimento das mamas.

Excesso de peso

A obesidade muda o eixo de equilíbrio corporal, principalmente se existir gordura abdominal. Nesse caso, a pessoa inclina o corpo para trás e aumenta a lordose. As mulheres grávidas também se enquadram aqui.

Conheça os tratamentos para o desvio de coluna

Quando a dor for aguda, após a consulta com o médico, serão usados medicamentos. Eles aliviam bem os sintomas, mas não tratam o que causa o desvio da espinha dorsal. Portanto, busque por outras terapias que garantam o seu bem-estar e valem também como prevenção.

Pratique exercícios físicos regularmente

O sedentarismo deixa os músculos fracos e, consequentemente, a coluna fica mais vulnerável ao aparecimento de desvios. As atividades físicas melhoram o tônus muscular e trazem benefícios para o humor, sistema imunológico e flexibilidade corporal.

Considere a quiropraxia

O desvio de coluna se deve ao desalinhamento das vértebras, que afeta os impulsos nervosos. Ao incorporar a quiropraxia em sua rotina, você terá o benefício de manter o alinhamento vertebral. Dessa forma, apresentará mais disposição e menos dores.

Mantenha o peso sob controle

Junte uma dieta equilibrada aos exercícios físicos. Assim, com o peso sob controle, diminui-se o risco de ter desvio de coluna.

Pratique Reeducação Postural Global (RPG)

O fisioterapeuta focado em RPG indicará qual a melhor posição para se realizar as tarefas diárias. Assim, fica mais fácil evitar a má postura nas tarefas do quotidiano, um dos principais fatores que desencadeiam as curvaturas patológicas da coluna.

É possível perceber que o desvio de coluna traz prejuízo à sua rotina e equilíbrio. Portanto, evite o problema ou seu agravamento. Consulte profissionais capacitados e habilitados e busque diferentes alternativas de prevenção e tratamento, que envolvam todo o corpo e contribuam para o seu bem-estar.

Agora que já aprendeu mais sobre desvio de coluna, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer nossos serviços. A Coluna Ajustada entende que a saúde é o bem mais importante de sua vida e acredita no cuidado contínuo da sua coluna. Aguardamos você!  

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *