Saiba como caprichar nos cuidados com a postura!

Os efeitos da má postura podem ser sentidos em todo o corpo, principalmente nas costas. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 90% da população é acometida por dor incapacitante em algum momento da vida. Esses dados alertam para a necessidade de termos mais cuidados com a postura.

Além das dores no corpo, ficar em posição incorreta nas diferentes atividades cotidianas também pode provocar limitações na respiração, fadiga muscular, artrite nas juntas, mudanças de humor e problemas digestivos.

Dessa forma, é fundamental sabermos posicionar nossos músculos e articulações para evitar dores e agravamentos. Acompanhe, a seguir, as nossas dicas!

Dicas para melhorar os cuidados com a postura

As dores nas costas provocadas pela má postura ocorrem devido ao campo gravitacional em que vivemos — quando estamos com o corpo desalinhado verticalmente, alguns músculos precisam trabalhar mais do que outros para nos manter na posição ereta.

Como consequência desse esforço, temos a fadiga e o desconforto que podem levar a diferentes tipos de doenças físicas e até a transtornos mentais. Veja como cuidar da postura em diferentes atividades no dia a dia.

No trabalho

Durante o trabalho, principalmente com o computador, é importante utilizar os princípios da ergonomia, fazendo alguns ajustes para garantir o bem-estar, como regular a cadeira. Para tanto, é preciso sentar-se no centro dela, apoiar as costas no encosto, verificar se os quadris estão alinhados e se os pés ficam apoiados no chão.

Além disso, é necessário deixar um ou dois centímetros de espaço entre a cadeira e a parte de trás dos joelhos, já que essa folga garante fluidez para a circulação do sangue nos membros inferiores. Nesse sentido, a utilização de um apoio para os pés ajuda a evitar varizes e outros problemas circulatórios.

Para prevenir dores no pescoço, braços e coluna é preciso observar, ainda, os seguintes ajustes:

  • teclado e mouse — devem ficar próximos ao corpo e bem na frente do usuário. Os cotovelos devem ser mantidos em um ângulo de 90º, e os punhos, retos;
  • monitor — a parte superior do aparelho deve ficar na altura dos olhos.

Em casa

É comum descuidarmos da postura quando estamos envolvidos em funções que exigem movimentação repetitiva. Dessa forma, ao passar roupa e varrer, não incline as costas e mantenha o corpo o mais ereto possível.

Para erguer peso na faxina, flexione os joelhos ao pegar objetos, evitando dobrar a coluna. Ao levantar-se, transfira o peso para os músculos das pernas, utilizando-os como alavanca.

Ao dirigir

Não importa quanto tempo passamos no carro, o essencial é nos posicionarmos corretamente enquanto dirigimos. Para tanto, é essencial verificar alguns aspectos para uma correta postura.

Pescoço

O encosto deve ficar alinhado em relação à altura da cabeça e com inclinação adequada para a distribuição do peso entre a coluna cervical e o suporte, a fim de evitar o efeito chicote. Os retrovisores também precisam ser regulados, para que não haja necessidade de movimentos indevidos para melhor visualização.

Braços e pernas

É importante deixar os pés a uma distância confortável dos pedais. Os joelhos e cotovelos devem ficar levemente flexionados para garantir conforto e agilidade nos movimentos. A altura do volante deve ser ajustada para evitar tensões e dores musculares. As mãos devem ser posicionadas na lateral dele.

Região lombar

Para evitar lombalgias, é fundamental apoiar toda a coluna no encosto.

Também é importante considerar atitudes simples no cotidiano que podem ser prejudiciais, como dirigir com objetos no bolso traseiro. Isso provoca um desalinhamento da coluna e pode, inclusive, atrapalhar a circulação sanguínea.

Nas atividades físicas

Durante uma atividade física de moderada a intensa, é preciso manter o tronco e a coluna firmes. Para tanto, é necessário alongar o corpo para cima e deixá-lo firme. Isso faz com que os músculos treinados na musculação e na prancha funcionem de forma a proteger a coluna.

Como vimos, os cuidados com a postura podem evitar lombalgias e outras complicações na coluna. Nesse sentido, é importante observar o posicionamento correto nas atividades cotidianas, como os que comentamos em nossas dicas.

E você, já toma algum cuidado com a postura? Compartilhe a sua experiência, deixando um comentário!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *